domingo, 18 de maio de 2014

Biografia Professor ORLANDO GERÍBOLA




ORLANDO GERÍBOLA
                                                             
                      
(01/08/1927 – 30/05/1980)

O casal Fábio e Cezira Fontanez Geríbola, ambos originários de São José do Rio Pardo, São Paulo, viu a sua família enriquecida por nove filhos, entre os quais o futuro Professor Orlando, que nasceu em Tapiratiba, São Paulo, a 1º. de agosto de 1927.

O menino Orlando foi, porém, criado em Caconde, para onde sua mãe havia se mudado após o falecimento de seu marido, ocorrido cerca de um ano e meio após  o nascimento de Orlando.

Em Caconde tiveram início também os estudos do menino Orlando, que alí cursou o Primário no então Grupo Escolar Prof. Francisco Cocara, atual E.E.P.G. “Dr. Cândido Lôbo”. Algum tempo depois, transferiu-se Orlando para a Capital, onde encetou o curso Ginasial, ao mesmo tempo em que obtinha seu primeiro emprego, em empresa particular, de cujos proventos originou-se o custeio de seus  estudos.

Sentindo desenvolver-se sua vocação para o ensino, cuidou Orlando de ingressar no curso Normal do conceituado Colégio Antonio Firmino de Proença, onde se diplomou Professor Primário.

O Professor Orlando Geríbola iniciou a sua carreira no magistério na Escola de Emergência de Vila Carolina, em 1955, onde permaneceu por cerca de três anos.

Em 12 de janeiro de 1957 tomou em casamento Da. Rosângela Lodigiani, com quem teve dois filhos, Orlando Carlos e Fábio Henrique.
Nomeado, por  concurso, deixou em 15/07/1958 a Escola de Vila Carolina, assumindo a regência da Escola Masculina do Bairro de Três Barras, na localidade de Pedro de Toledo, no litoral sul do estado, de onde foi removido, por concurso, em 04/03/1959 para o Grupo Escolar “Comendador Mário Reys”, na Capital, e em 01/09/1961, igualmente por concurso, para o Grupo Escolar do Rio Pequeno, também na Capital.

Apesar de intensa atividade desenvolvida no magistério, o Professor Orlando demonstrava notável empenho pela causa da educação, razão pela qual ocupou-se com seu próprio aprimoramento cultural realizando, entre outros, o Curso de Administração Escolar no Instituto de Educação Fernão Dias Pais, na Capital, ingressando a seguir na Universidade de Mogi das Cruzes, onde se licenciou em Pedagogia.

Prestou, em sequência,, concurso de provas e títulos visando o cargo de Diretor de Grupo Escolar, em que obteve brilhante aprovação sendo nomeado, em 30/06/1963, para a direção do Grupo Escolar de Taquaraçu, em Junqueirópolis, região subordinada à Delegacia de Ensino de Dracena.

Depois de novo concurso, foi removido em 05/05/1964 para o Segundo Grupo Escolar de Vila Remo, na região sul da Capital, onde passou a exercer a direção até 28/07/1967, ocasião em que, também por concurso, foi removido para o Grupo Escolar “Professor José Maria Rodrigues Leite”, em Osasco.

O Professor Orlando Geríbola permaneceu no exercício da direção deste último estabelecimento até 07/02/1971, uma vez que, naquela data, em vista de suas destacadas qualidades e atuação foi convidado a exercer o cargo de Inspetor Escolar na Delegacia de Ensino daquela cidade vizinha, vindo a ser efetivado no cargo, com a denominação de Supervisor Pedagógico dentro das disposições da Lei Complementar No. 114/74.
Em 03/09/1976 transferiu-se para a 13ª. Delegacia de Ensino da Capital, onde exerceu com as mesmas dedicação e amor as funções de Supervisor de Ensino, sempre atuante na defesa dos princípios que governaram a sua vida , ao mesmo tempo em que trabalhava ativamente num projeto de compilação e publicação, em fascículos explicativos, de todos os textos legais, dispositivos oficiais e outras notas de interesse do magistério.
No dia 30/05/1980, em pleno exercício de suas atividades, estudante de energia, calor e disposição, veio o Professor Orlando Geríbola a falecer, vitimado por problemas cardíacos, deixando em tantos quantos com ele privaram, conviveram ou colaboraram, imagem e lembranças indeléveis de amor ao trabalho, dignidade e honradez, lembranças estas ora simbolizadas ao se atribuir seu nome a este estabelecimento de ensino, sob  cuja égide hão de frutificar e se multiplicar os bons exemplos que ele jamais deixou de dar.
                                                                    
Colaboração  PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

                                                                                           
PROF. ORLANDO GERIBOLA

Nenhum comentário: