sábado, 1 de novembro de 2014

RECEITA SAUDÁVEL

CONCURSO RECEITA SAUDÁVEL

Dentre tantas e tantas receitas escritas na escola, temos a escolhida para representar a 
Escola Profº Orlando Geribola. 

A aluna Valéria sob orientação da Professora Silvana escreveu uma estória muito interessante e vamos compartilhar com vocês!!


RECEITA BOLINHO DE CHUVA
RECEITA:
-1 OVO
-2 XICARAS DE FARINHA DE TRIGO
-½ XICARA DE AÇUCAR
-1 COLHER DE SOPA DE MARGARINA
-½ XICARA DE LEITE
-1 COLHER DE FERMENTO
-1 LITRO DE ÓLEO PARA FRITAR
-CANELA EM PÓ E AÇUCAR PARA SALPICAR

MODO DE FAZER:
Colocar todos os ingredientes secos misturar bem depois colocar os ingredientes líquidos e misturar bem, levar para fritar em pequenas quantidades, com a ajuda de uma colher.
Para fazer a Rosquinha basta aumentar a dosagem de farinha, e quando a massa estiver com a consistência mais dura, de forma que se possa enrolar na mão, moldar em formato de rosca e fritar. Pode-se temperar com açúcar e canela também.

História
No tempo em que a tv era em preto e branco e nas casas mais humildes eram as novelas de rádio que faziam sucesso, em tempos assim minha avó já sabia que quando as nuvens estavam carregadas e cinzas uma grande tempestade era prevista e com ela o retorno do meu avô, que voltava mais cedo para casa devido o transito caótico que de certa forma impediam que os carros rodassem por um São Paulo dos anos 70.
A tarde ela banhava minha mãe e tio e assim eles já sabiam que a Dona Leopoldina iria preparar o mais gostoso bolinho de chuva de todo o bairro.
Antes de a tempestade cair, ela recolhia a roupa seca do varal, entrava para casa indo direto para cozinha onde a magia, que somente ela conseguia fazer, acontecia.
Pegava os ingredientes necessários e dirigia-se para a mesa e lá fazia o melhor bolinho de chuva e rosquinhas trançadas fritas.
Quando vovô chegava tomava um banho e na sala todos reunidos em torno da bacia de bolinhos e rosquinhas esperavam para ouvir as melhores histórias da roça, de terror e da cidade grande. Vovô escolhia as historias que iria contar e sempre havia uma mensagem que comovia a todos. As reuniões de família eram fundamentais foi onde minha mãe aprendeu a contar historias e aquelas tardes tinham um poder de fazer á todos muito felizes.
Quando eu nasci não passei muito tempo com os meus avós, mas sempre que vem uma tempestade daquelas nos unimos para comer o bolinho de chuva, que mamãe aprendeu a fazer com a melhor, e ouvimos estórias sobre nossa família e assim podemos ter um momento familiar de felicidade.
E o mais importante dessa receita, não é simplesmente porque ela é fácil de fazer e gostosa. O verdadeiro motivo da sua importância é que ela está presente naquele pequeno momento onde podemos esquecer todos os problemas e nos unir, o que realmente é muito difícil hoje em dia, para comer um bom e velho Bolinho de Chuva.

Desenho feito pela Aluna ilustrando a estória.


ALGUMAS DAS RECEITAS PARTICIPANTES:


Nenhum comentário: